Air Clean

Certificação de Capelas de Exaustão

O QUE É CERTIFICAÇÃO DE CAPELA DE EXAUSTÃO?

A capela de exaustão de gases têm a função de proteger o operador e o ambiente no qual está instalada dos vapores tóxicos gerados ao manipular ou pesar produtos químicos. Alguns produtos químicos são extremamente prejudiciais a saúde, e para que os operadores tenham uma bancada de trabalho segura para manipular esses produtos, usa-se a capela de exaustão, a qual tem a função de exaurir todos os  vapores tóxicos gerados no seu interior.

A certificação desse equipamento visa executar ensaios de desempenho para assegurar que os resultados obtidos estejam em conformidade com os critérios de aceitação utilizados, garantindo a plena funcionalidade do seu sistema de exaustão, o qual é responsável por conduzir os vapores gerados em seu interior até a atmosfera.

OS ENSAIOS PODEM SER CONFIGURADOS CONFORME NECESSIDADE OU EXIGÊNCIAS DOS ÓRGÃOS REGULADORES, VEJA ABAIXO OS ENSAIOS RECOMENDADOS

ENSAIOS RECOMENDADOS:
 
1) Ensaio de velocidade do ar (Em duas ou mais alturas de guilhotina);
2) Cálculo da vazão total de exaustão;
3) Ensaio de luminosidade;
4) Ensaio de ruído;
5) Ensaio de temperatura;
6) Ensaio de umidade;
7) Dinâmica do ar através do ensaio de fumaça (com ou sem filmagem);
8) Ensaio de recuperação;

9) Elaboração do relatório técnico, contendo: Resultados obtidos, ações executadas, recomendações, conclusão e cópias dos atestados de calibração dos instrumentos utilizados na certificação.

OBS.: Outros ensaios podem ser realizados, deixe-nos entender a sua necessidade para que possamos ajuda-lo.

IMPORTANTE:  Todos os instrumentos usados nas certificações passam por processo de calibração anualmente, essas calibrações são RBC ou rastreáveis a rede, garantindo assim a confiabilidade dos resultados encontrados.

RECOMENDAÇÕES NORMATIVAS USADAS COMO REFERÊNCIA

A velocidade de arraste da exaustão deverá obedecer uma velocidade constante mínima de 0,41 m/s (80 fpm), independentemente da altura da guilhotina, faixa de velocidade considerada segura pelas principais recomendações normativas internacionais. 

Para comprovar a eficácia do sistema de exaustão, é realizado o ensaio de sentido de fluxo (Smoke Test), no qual o interior do equipamento é contaminado com fumaça na expectativa que o equipamento aspire todo o aerossol gerado em seu interior, o ensaio é filmado gerando evidência física da dispersão da fumaça pelo sistema de exaustão.

As recomendações normativas usadas como referência são:

  • ASHRAE 110:2016,
  • OSHA:1990,
  • ANSI/AIHA Z9-5:2003;
  • EN 14175/2004 .
TABELA COMPARATIVA DE ENSAIOS X RECOMENDAÇÕES NORMATIVAS
VEJA OS VÍDEOS DO ENSAIO DE SENTIDO DE FLUXO DO AR - TESTE DE FUMAÇA (SMOKE TEST)